sexta-feira, 2 de julho de 2010

Não adianta mudar o meio sem antes mudar o nosso coração.

Embora vivam no sossego, numa calmaria circunstancial, muitas pessoas não conhecem a verdadeira paz. Há muita gente que tem "tudo" na vida, mas está naufragando nas águas turbulentas da depressão. Muitas pessoas estão soterradas sob os escombros de seus sentimentos agitados. Há os feridos pelos efeitos catastróficos dos terremotos que abalam suas estruturas emocionais. O mundo está cheio de gente machucada, com o coração doente, com sentimentos destruídos, dominada pelo desânimo, sem forças para lutar, sem amor pelos outros e até mesmo por sua própria vida.

Quando Ana, deprimida, chorava, nçao comia mais nada, e derramava sua alma diante de Deus, difamada, curtindo a dor da esterelidade, pedindo a Deus um filho, o sacerdote Eli trouxe a ela uma palavra. "Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste". Ela guardou aquelas palavras em seu coração e foi curada da depressão. Ela tomou atitude e seguiu em frente. Levantou-se e mudou seu semblante, voltou a comer, voltou a viver e um tempo depois deu à luz a Samuel.

O que nos chama atenção aqui é que, antes de curar o seu ventre estéril, Deus curou o seu coração. Antes de realizar uma cura física, Deus realizou uma cura emocional. Antes de mudar a situação, Deus mudou os sentimentos de Ana. Ela acreditou e teve fé. Ela não esperou um grande milagre acontecer para começar a ter alegria e confiar no Senhor. O mundo ao redor de Ana ainda estava muito agitado, mas agora havia ânimo em seu coração. A situação não havia mudado de imediato, mas seu coração sim.

Talvez você esteja navegando por águas turbulentas. Talvez o barco de sua vida esteja sendo levado por ondas furiosas e açoitado por violentos temporais. Talvez o luto tenha chegando em sua casa, o seu casamento esteja desmoronando, sua auto-estima esteja lá em baixo, a doença tenha batido à sua porta, os seus filhos tenham sido dominados por vícios degradantes. Talvez você esteja vivendo a dura realidade de uma depressão que não vai embora, de uma solidão que oprime seu peito.

Tenha bom ânimo, há um amigo que sempre estará disposto a lhe ajudar. Ele é Jesus e quer acalmar em primeiro lugar a tempestade do seu coração para depois sossegar o vendaval que está ao seu redor.


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11,28

Para conhecer a história de Ana leia (1Samuel, capítulo 1) na Bíblia.